José Sócrates, afirmou hoje que os números sobre a evolução da economia portuguesa e o comércio internacional são “boas notícias” para o país, salientando que, pela primeira vez, as exportações de electricidade foram superiores às importações.

“De Janeiro a Maio, e, pela primeira vez, Portugal registou um saldo positivo entre as exportações e as importações de electricidade” disse José Sócrates, qualificando este facto como uma “alteração estrutural” importante.

O contributo das energias renováveis, sobretudo a eólica, foi determinante para que, pela primeira vez, as exportações de electricidade fossem superiores às importações.

“Temos portanto três boas notícias, sendo a primeira a confirmação de que, no primeiro trimestre a economia esteve a recuperar mais do que o inicialmente previsto; a segunda, que as exportações continuaram a crescer entre Fevereiro e Abril; e a terceira, esta, de que, pela primeira vez, Portugal tem um saldo positivo no comércio de electricidade”, sublinhou o governante, à margem da I Cimeira Luso-cabo-verdiano, numa curta declaração sem direito a perguntas dos jornalistas.

O Instituto Nacional de Estatística reviu hoje em alta o crescimento da economia portuguesa no primeiro trimestre do ano, com o PIB a crescer 1,8 por cento face ao trimestre homólogo e de 1,1 por cento face ao quarto trimestre de 2009.

Entre fevereiro e abril de 2010, as exportações aumentaram 18,4 por cento face ao período homólogo, mas ainda assim o défice da balança comercial sofreu um agravamento de 176 milhões de euros.

Fonte: http://www.ps.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2870&Itemid=1

0 Comments:

Post a Comment




Copyright 2006 | Andreas02v2 by GeckoandFly and TemplatesForYou | Design by Andreas Viklund
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.TFY Burajiru