Nota informativa n.º 10/2010
Debate sobre Agricultura e Desafios Autárquicos para 2011 reuniu mais de 100 autarcas, militantes e independentes apoiantes do Partido Socialista

No passado Sábado, dia 20 de Novembro, PS/Cartaxo realizou a Convenção Autárquica no Auditório Municipal do Cartaxo na Quinta das Pratas.



Pedro Magalhães Ribeiro sublinhou o êxito da iniciativa, destacando a elevada participação e as excelentes intervenções quer de autarcas e militantes do PS e da Juventude Socialista, quer de muitos independentes que apoiam o Partido.

No encerramento da Convenção Autárquica, o Presidente do PS/Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, referiu que “o contexto internacional que afecta a nossa economia e as difíceis medidas de austeridade anunciadas para 2011 convocam-nos para que todos sejamos parte activa e responsável na construção de ideias e projectos para o futuro do Concelho do Cartaxo, para cada uma das suas oito Freguesias.”

No primeiro painel temático dedicado ao tema “Agricultura: Motor de Desenvolvimento Rual” Miguel Galante, adjunto do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, destacou o conjunto de projectos e programas levados a cabo pelo Governo para promover o desenvolvimento rural, nomeadamente, os sectores dos produtos agrícolas nacionais e o importante sector do Vinho. O Secretário-Geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, José Arruda, apresentou os principais eixos de trabalho da Associação, nomeadamente, o conjunto de iniciativas ligadas ao vinho e à produção vitivinícola, nas vertentes do turismo, urbanismo, património arquitectónico e paisagístico, e no património histórico-social.

No segundo painel temático subordinado ao tema “Desafios Autárquicos para 2011”, Paulo Caldas, Presidente da Câmara Municipal, e Paulo Varanda, Vice-Presidente da Câmara Municipal, apresentaram as linhas orientadoras para os próximos anos, sublinhando a necessidade de se continuar a apostar nas novas zonas empresariais, no desenvolvimentos de infra-estruturas básicas em todas as freguesias, na consolidação das finanças municipais, no reforço dos programas sócio-culturais e na requalificação urbana. Maria Manuel Simão, Presidente da Assembleia Municipal, apresentou o balanço das actividades desenvolvidas em 2010 e defendeu que o aprofundamento da democracia passa por mais cidadania, maior proximidade e abertura dos diferentes órgãos políticos à participação dos cidadãos, do universo educativo e das muitas associações que temos no seio da nossa comunidade.

Destaque, ainda, para as intervenções de Vasco Casimiro, Coordenador da JS/Cartaxo, que fez o balanço das muitas actividades desenvolvidas por aquela estrutura no concelho do Cartaxo, assim como a participação activa nos órgãos distritais e nacionais. O Presidente da Junta de Freguesia do Cartaxo, Manuel Luís Salgueiro, interveio enquanto anfitrião, realçando a excelente organização da Convenção, tansmitindo que a presença de tantos autarcas, militantes e independentes era um estímulo para enfrentar o futuro com esperança.

No decorrer da Convenção Autárquica foram homenageados os militantes com 25 anos de militância Augusto Parreira e Fernando Dias. Moderaram os diferentes painéis temáticos, António Morão, Délio Pereira (ambos do Secretariado do PS/Cartaxo) e Ana Bernardino da Assembleia de Freguesia da Ereira.

A Convenção Autárquica foi registada em formato vídeo e áudio, pelo que em breve será disponibilizada no canal YOUTUBE do PS/CARTAXO.

FÓRUM CARLOS CUNHA

FÓRUM CARLOS CUNHA

Local: Alcanena, Cine-Teatro

Dia: 04 de Dezembro de 2010, Sábado

Hora: 14H30

De acordo com o decidido no Congresso Distrital de Benavente do PS, vamos levar a efeito no local e data acima mencionados, o Fórum Carlos Cunha, para análise e debate das Moções Sectoriais, que como é do conhecimento de todos, não foram discutidas no nosso Congresso.

É muito importante a participação de todos os Camaradas neste Fórum, para manter o mesmo dinamismo do Congresso e a consequente afirmação do PS no distrito.

Com as melhores Saudações Socialistas.

Santarém, 25 de Novembro de 2010

O Presidente da Federação Distrital de Santarém

Paulo Fonseca

Nota informativa n.º8/2010

Comissão Política aprovou a criação do GE e o Secretariado do PS/Cartaxo designou Fernando Amorim para seu Coordenador

Na passada sexta-feira, dia 19 de Novembro, em reunião realizada na nova sede do PS/Cartaxo, o Secretariado deliberou por unanimidade designar Fernando Amorim para coordenar o Gabinete de Estudos.

Segundo Pedro Magalhães Ribeiro, Presidente do PS/Cartaxo, “competirá ao Gabinete de Estudos apresentar propostas programáticas que possam enriquecer a intervenção política nos órgãos autárquicos de município e de freguesia”. Pedro Magalhães Ribeiro sublinha que “o momento de crise que vivemos reclama de todos nós, novas respostas para novos desafios. É isso que os nossos concidadãos esperam de nós e é nesse sentido que vão os objectivos do Gabinete de Estudos.”

O coordenador do Gabinete de Estudos, Fernando Amorim, referiu que “é uma honra ter sido designado para coordenar o GE e vou abraçar este projecto com todo o empenho e dedicação”. Acrescenta Fernando Amorim que “o Gabinete de Estudo será uma estrutura técnica, aberta à participação de militantes e de independentes que, pela sua experiência pessoal, profissional e/ou académica, queiram trabalhar e contribuir com novas ideias e com novos projectos para o nosso Concelho”.

O Coordenador do Gabinete de Estudos do PS/Cartaxo, Fernando Amorim, tem 39 anos, é licenciado em Gestão de Empresas, Pós-Graduado em Contabilidade e Finanças Públicas, e Mestrando em Gestão Empresarial. Actualmente é Presidente da Assembleia de Freguesia de Pontével e foi Presidente de Junta da mesma Freguesia de 2001 a 2009.

Cartaxo, 22 de Novembro de 2010


CONVOCATÓRIA
COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA



Nos termos do artigo 43.º dos Estatutos do Partido Socialista, venho por este meio convocar reunião da Comissão Política Concelhia para Sábado, dia 20 de Novembro de 2010, pelas 21h,na Junta de Freguesia de Valada, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Apreciação e deliberação da Acta da reunião de10 de Setembro de 2010;

2. Informações;

3. Apreciação e deliberação da proposta do Secretariado para voto de pesar pelos falecimentos dos Camaradas Victor Jarego, Ladislau Botas e Carlos Cunha;

4. Convenção Autárquica – apresentação do programa;

5. Eleições Presidenciais – ponto de situação;

6. Análise da situação política local, regional e nacional.

Nota: Caso não possa estar presente, poderá solicitar a sua substituição pelo militante imediatamente a seguir na lista pela qual concorreu. Para esse efeito, terá que obrigatoriamente apresentar junto da Mesa um requerimento escrito.



Cartaxo, 15 de Novembro de 2010

O Presidente da Concelhia do PS/Cartaxo

Pedro Magalhães Ribeiro
pedromagalhaesribeiro@hotmail.com



O Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, José Conde Rodrigues, estará na sede do PS Distrital, em Santarém, amanhã, Sexta-Feira, dia 12 de Novembro, pelas 21h00, para participar num plenário distrital, aberto a todos os militantes.

Participe!

Nos termos dos Estatutos do Partido Socialista convoco os Membros da Comissão Política Distrital de Santarém para o próximo dia 16 de Novembro, Terça-feira, pelas 21H00, na Sede da Federação Distrital de Santarém, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1. Eleição da Mesa da Comissão Política;
2. Discussão e Aprovação do Regimento da CPF;
3. Eleição do Secretariado da Federação;
4. Eleição dos Coordenadores dos Gabinetes e Departamentos Federativos;
5. Análise da situação política.

No caso de não puder estar presente, deverá pedir substituição.

O Presidente da Federação
Paulo Fonseca


Consulte a nova edição do Acção Socialista em http://www.accaosocialista.net/



6 de Novembro - 1975 - 2010

35.º aniversário

Debate Soares/Cunhal

Moderadores: José Carlos Mégre e Joaquim Letria.


De salientar que José Carlos Mégre exerce actualmente a sua militância na Secção do PS/Cartaxo.

A população do concelho do Cartaxo pode, até dia 15 de Novembro, contribuir com sugestões para o Orçamento Participativa, que a autarquia decidiu promover para 2011.

As sugestões deverão ser enviadas por escrito para a câmara municipal ou entregues na respectiva Junta de Freguesia.
O objectivo é que 10% do total do orçamento destinados a investimentos sejam decididos pela população.
Segundo o presidente do município, Paulo Caldas, o Orçamento Participativo é um instrumento de aproximação do poder político aos cidadãos, já que promove a sua participação activa, mas também porque entrega aos munícipes a decisão efectiva sobre o estabelecimento de prioridades de investimento.

Fonte: Rádio Cartaxo

Sexta-feira, dia 5 de Novembro, 21h00

Junta de Freguesia da Ereira

Assembleia participativa da Ereira

Participe com as suas ideias e projectos para a freguesia.

Durante o debate do Orçamento do Estado para 2011, José Sócrates afirmou-se convicto que o acordo entre Governo e PSD para a viabilização do Orçamento foi celebrado de “boa fé” e, como tal, as partes saberão impedir que esta proposta seja desvirtuada na especialidade.

“As forças parlamentares que souberam manter-se dentro do arco da responsabilidade, garantindo a aprovação do Orçamento, fizeram-no na base de um acordo de boa fé: e, por isso, certamente impedirão, em sede de discussão na especialidade, qualquer desvirtuamento da proposta do Governo e do entendimento que ela suscitou”, advertiu o primeiro-ministro.
Na intervenção que proferiu na abertura do debate na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2011, Sócrates defendeu que o executivo não terá receio em assumir a responsabilidade pela execução orçamental no próximo ano e, sem citar o PSD, deixou um aviso a este partido:
“Se alguém, com receio de ser penalizado por causa de medidas impopulares, quiser viabilizar este Orçamento fazendo de conta que nada tem a ver com ele, pois saiba que, pela sua parte, o Governo não teme assumir por completo a sua responsabilidade”, disse.
Segundo Sócrates, será responsabilidade do seu executivo “pôr em prática as medidas concretas e garantir o cumprimento dos objectivos fixados para a consolidação das contas públicas”.
“Mas quem não quiser partilhar a responsabilidade não poderá partilhar o resultado. É que quem quer deixar sempre nos ombros dos outros o peso de decisões difíceis não merece o reconhecimento que é devido à determinação na acção e no cumprimento dos objectivos”, disse o primeiro ministro.
Na sua intervenção, o primeiro-ministro fez também críticas às forças políticas que vão votar contra a proposta orçamental do Governo para o próximo ano [CDS, Bloco de Esquerda e PCP], dizendo que tal atitude “revela muito bem quem se quis furtar, liminarmente, ao encargo da responsabilidade institucional e da procura do compromisso político”.
“Mais uma vez, os pólos da direita e da extrema esquerda convergem na mesma atitude não responsável e dizem não à procura democrática da concertação e do entendimento. Mais uma vez, quando a hora é de ação, o país não pode contar com a demagogia daqueles que preferem retirar ganhos circunstanciais do descontentamento, em vez de defender a responsabilidade institucional, a estabilidade política e a própria credibilidade internacional do Estado Português”, acrescentou.

Fonte: http://www.ps.pt/


Copyright 2006 | Andreas02v2 by GeckoandFly and TemplatesForYou | Design by Andreas Viklund
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.TFY Burajiru