Debate Quinzenal no Parlamento
Publicada por Pedro Magalhães Ribeiro à(s) sexta-feira, abril 30, 2010Clique aqui para ler a intervenção do Primeiro-Ministro José Sócrates
Etiquetas: Notícias
"A nossa prioridade é clara: o crescimento da economia e o emprego"
Publicada por Pedro Magalhães Ribeiro à(s) sexta-feira, abril 30, 2010Etiquetas: Notícias
Anuário Financeiro dos Municípios de 2008
Publicada por Pedro Magalhães Ribeiro à(s) quinta-feira, abril 29, 2010Etiquetas: Notícias
José Sócrates falou, no final de um encontro com o presidente do principal partido da oposição, em São Bento, que o objectivo deste encontro serviu para discutir medidas para responder à classificação da dívida portuguesa pelas agências financeiras e à subida dos juros das obrigações portuguesas.
O primeiro ministro anunciou que o Governo vai antecipar já para 2010 medidas do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), como as alterações ao subsídio de desemprego e um maior controlo no pagamento das prestações sociais.
Segundo o primeiro ministro, após a reunião com o lider do PSD foram tomadas "duas decisões", sendo a primeira a de acompanhar com regularidade e proximidade a situação financeira, através de um diálogo entre Governo e PSD.
A segunda medida, de acordo com Sócrates, é a vontade do Governo de antecipar para 2010 medidas que estavam previstas só para os próximos anos no PEC.
"Acho que as devemos tomar já, porque não há nenhuma razão para que não entrem já em vigor e por forma a que todos os agentes internacionais saibam que o objectivo orçamental de Portugal é para cumprir".
Nesse sentido, José Sócrates disse, que além da tributação das mais valias bolsistas, do pagamento de portagens em algumas SCUT e da criação do novo escalão de 45 por cento no IRS, o executivo avançará já "muito rapidamente com a nova lei de condição de recursos".
"No fundo visa estabelecer um quadro de justiça para aqueles que recebem prestações sociais", justificou.
O primeiro ministro anunciou também que entrarão já em vigor alterações aos subsídios de desemprego "por forma a assegurarmos que ninguém tem vantagem em ficar no subsídio de desemprego apenas porque é uma situação mais vantajosa do que estando a Trabalhar".
"Vamos ainda avançar desde já com auditorias e fiscalizações às prestações sociais", acrescentou.
A propósito das propostas do PSD para cortar na despesa e consolidar as finanças públicas, José Sócrates disse que o seu Governo "está muito disponível para considerá-las e ouvi-las", assim como outras propostas provenientes de "outros partidos".
Fonte: http://www.ps.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2793&Itemid=1
Etiquetas: Notícias
ASSEMBLEIA MUNICIPAL DO CARTAXO APROVA CONTAS E RELATÓRIO DE GESTÃO DE 2009
Publicada por Pedro Magalhães Ribeiro à(s) terça-feira, abril 27, 2010Etiquetas: Notícias
“Modernizar portos é contribuir para a competitividade da economia”
Publicada por PS Cartaxo à(s) terça-feira, abril 27, 2010O projecto inclui do terminal de cruzeiros de Leixões, o Parque de Ciência e Tecnologias do Mar da Universidade do Porto - um pólo para novas empresas que tirem proveito económico das inovações desenvolvidas na Universidade - e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha, também da mesma Universidade.
José Sócrates afirmou que o porto de Leixões dá «um bom exemplo, ao modernizar a sua capacidade competitiva, condições logísticas e ao reduzir custos» e ao associar «as dimensões do turismo, da modernização da actividade portuária e da ciência», referindo «a importância da melhoria do potencial científico do País para que economia seja mais próspera e responda aos desafios da economia global».
«Não há uma receita única para todos os países que garanta o crescimento económico, mas uma coisa sabemos: não vamos lá sem ciência; não há nenhuma economia no mundo desenvolvido que não tenha baseado o seu desenvolvimento no conhecimento e na ciência», afirmou José Sócrates recordando que, entre 2005 e 2008 Portugal foi o país europeu que mais progrediu, tendo o investimento em ciência passado de 0,8 para 1,51% do PIB. Portugal alcançou também um dos melhores números europeus em termos de investigadores, com 7,2 profissionais por cada mil activos.
José Sócrates afirmou também que o terminal de cruzeiros de Leixões é «talvez a obra mais significativa de ligação de um porto à cidade que se fez em Portugal», sendo «um investimento bonito, que ficará sem dúvida como um ícone arquitectónico na Área Metropolitana do Porto». O terminal deverá estar concluído dentro de um ano. O projecto inclui um cais para cruzeiros, uma estação de passageiros, um porto de recreio náutico para 170 embarcações e um cais fluvio- marítimo para acostagem de embarcações de passeios turísticos no rio Douro.
O projecto representa um investimento de 49 milhões de euros, dos quais 28 milhões de euros para o edifício e 21 milhões de euros para a obra marítima. As obras de dragagem, que vão permitir receber navios com mais de 2000 passageiros, começaram em Setembro de 2009. Já há cerca de 60 navios programados para o ano de 2011, dos quais 15 estão acima da actual capacidade do porto.
Fonte: http://www.ps.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2788&Itemid=1
Etiquetas: Notícias
Etiquetas: Actividades
Hoje é dia de Plenário de Militantes na Ereira
Publicada por Pedro Magalhães Ribeiro à(s) sexta-feira, abril 23, 2010Todos os Militantes do PS/Cartaxo estão convocados.
Reunião com início marcado para as 21h30m na Casa do Povo da Ereira.
Ordem de trabalhos:
1. Informações
2. Apresentação do Plano de Actividades e Orçamento para 2010
3. Apresentação do jornal “Cartaxo Socialista” e do sítio do PS/Cartaxo na Internet
4. Ponto de situação sobre a Sede
5. Análise da situação política
Etiquetas: Notícias
Clipping sobre Plenário de Militantes e Novas Tecnologias
Publicada por PS Cartaxo à(s) quinta-feira, abril 22, 2010O Plenário de Militantes do PS Cartaxo reúne dia 23, na Ereira, para dar voz ao partido sobre o plano de actividades e orçamento que será apresentado em posterior reunião da comissão política a realizar na freguesia da Lapa. Para a iniciativa foram ainda convidados os militantes da JS Cartaxo. O encontra está marcado para as 21h30, na Casa do Povo da Ereira.
Para o presidente do PS Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, a reunião é importante para se dar voz aos militantes. A opção pela freguesia da Ereira para acolher o plenário é "um claro sinal político de reconhecimento pelo trabalho que está já a ser desenvolvido pelos socialistas da Ereira para as Autárquicas de 2013", assinalada em comunicado, mas também um primeiro passo para recuperar a freguesia para o partido.
Na agenda da sessão estará também a apresentação do jornal “Cartaxo Socialista” e do sítio do PS/Cartaxo na Internet, a par do ponto de situação sobre a sede e análise da situação política.
in O Mirante
PS/Cartaxo aposta nas novas tecnologias
O PS/Cartaxo está a apostar forte nas novas tecnologias.
Para já, está disponível a página oficial da concelhia na Internet, em www.pscartaxo.org, onde são disponibilizadas informações sobre a actividade do PS nas autarquias e no governo, e a partir da qual é possível aceder às páginas da concelhia no Facebook e no Twitter.
Além disso, está em preparação o canal do PS/Cartaxo no Youtube, e será lançado na sexta-feira o jornal “Cartaxo Socialista”.
in Rádio Cartaxo
A Casa do Povo da Ereira recebe, esta sexta-feira, uma reunião de militantes do PS/Cartaxo.
Da ordem de trabalhos, destaque para Apresentação do Plano de Actividades e Orçamento para 2010 e para a Apresentação do Jornal “Cartaxo Socialista” e do sítio do PS/Cartaxo na internet.
Segundo comunicado de imprensa do PS/Cartaxo, a escolha da Ereira para a realização deste plenário é um claro sinal político de reconhecimento pelo trabalho que os socialistas da freguesia estão a desenvolver com vistas às autárquicas de 2013.
A reunião tem início pelas 9 e meia da noite.
in Rádio Cartaxo
PS Cartaxo cria página na net e entra nas redes sociais
O PS Cartaxo tem desde o dia 19 de Abril uma página personalizada na Internet. No endereço www.pscartaxo.org divulgam-se as actividades dos socialistas do Cartaxo assim como toda a estrutura organizativa do partido a nível concelhio. Através da página online pode-se aceder às redes sociais do Facebook e do Twitter. Está em fase de preparação um canal do PS Cartaxo no Youtube.
A par da criação do Jornal “Cartaxo Socialista”, estas iniciativas são, para o presidente da comissão política concelhia, um elo de grande importância para o envolvimento de militantes. Mas também de todos os que não sendo militantes, “querem connosco caminhar e participar no desenvolvimento do nosso concelho”, refere Pedro Magalhães Ribeiro.
in O Mirante
Etiquetas: Actividades, Clipping
PS AGRADADO COM DINÂMICA DE VALE DA PINTA
Publicada por PS Cartaxo à(s) quinta-feira, abril 22, 2010O Secretariado do PS/Cartaxo reuniu no dia 6 de Abril, terça-feira, com os autarcas da Freguesia de Vale da Pinta.
O Presidente da Junta de Freguesia, Fernando Ramos, destacou alguns projectos em curso, anunciando que está a trabalhar para que "as piscinas de água natural sejam uma realidade já no próximo Verão". A ambicionada "nova zona de lazer" foi também muito focada nesta reunião.
Fernando Ramos referiu que "a melhoria de condições nos equipamentos sociais", nomeadamente na área educativa, têm sido uma forte aposta da autarquia. Devido à perda de população verificada nos últimos tempos, foi ainda implementado um "incentivo à natalidade para fixar jovens casais na freguesia".
O autarca salientou também o enorme impacto e dinamismo que o Museu Escolar do Concelho, localizado na freguesia, está a ter a nível regional e nacional, atraindo visitantes de todo o país.
Para Pedro Ribeiro, Presidente do PS/Cartaxo, "Vale da Pinta é um excelente exemplo do trabalho que o PS ao longo dos anos tem feito nas nossas freguesias". Realçou o dinamismo que Fernando Ramos imprime na freguesia assim como a forma como mobiliza a sua equipa quer na Junta quer na Assembleia de Freguesia. Pedro Ribeiro manifestou também a sua satisfação pela articulação existente entre a Junta e a Câmara Municipal, factor que evidenciou como de "extraordinária importância para que se abracem novos desafios para Vale da Pinta e para todo o nosso concelho".
A próxima reunião descentralizada do Secretariado será com os autarcas da Freguesia de Vale da Pedra.
Etiquetas: Notícias, Secretariado
DEPUTADOS DO PS PELO DISTRITO DE SANTARÉM: Comissões e contactos
Publicada por Pedro Magalhães Ribeiro à(s) quinta-feira, abril 22, 2010Etiquetas: Notícias
Secretariado do PS reúne hoje no Cartaxo
Publicada por Pedro Magalhães Ribeiro à(s) quarta-feira, abril 21, 2010
O Secretariado do PS/Cartaxo reúne hoje, pelas 21h, na Junta de Freguesia do Cartaxo.
Nesta reunião, entre outros assuntos, destaque para a elaboração do Plano de Actividades e Orçamento para o corrente ano.
Para além do Presidente do PS/Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, integram este órgão Délio Pereira, Elvira Tristão, Fernando Amorim, Pedro Nobre, Anabela Damião Rodrigues, António Morão, Vânia Cunha, Paulo Vila, Vasco Casimiro(inerente pela JS) e José Arruda (com direito a participar na qualidade de membro da Comissão Nacional).
Na próxima sexta-feira, na Ereira, o Plano de Actividades e Orçamento será apresentado e discutido no plenário de Militantes.
Em Maio, em Comissão Política a realizar na freguesia da Lapa, será submetido à apreciação da Comissão Política Concelhia.
Etiquetas: Notícias, Secretariado
Etiquetas: Notícias
Consulte o Jornal ACÇÃO SOCIALISTA - Edição de Abril 2010
Publicada por Pedro Magalhães Ribeiro à(s) terça-feira, abril 20, 2010Etiquetas: Notícias
Etiquetas: Notícias
PAULO VARANDA, VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA, ASSUME PELOUROS DA VEREADORA RUTE OURO
Publicada por Pedro Magalhães Ribeiro à(s) terça-feira, abril 20, 2010
Etiquetas: Notícias
Etiquetas: Notícias
19 de Abril: Data histórica para o PS
Publicada por Pedro Magalhães Ribeiro à(s) segunda-feira, abril 19, 2010
Etiquetas: Notícias
Dia 23 de Abril: Plenário de Militantes na Ereira
Publicada por Pedro Magalhães Ribeiro à(s) sexta-feira, abril 16, 2010PLENÁRIO DE MILITANTES
CASA DO POVO DA EREIRA
Nos termos dos Estatutos do Partido Socialista, venho por este meio convocar todos os militantes do PS/Cartaxo para uma reunião com a seguinte ordem de trabalhos:
1. Informações
2. Apresentação do Plano de Actividades e Orçamento para 2010
3. Apresentação do jornal “Cartaxo Socialista” e do sítio do PS/Cartaxo na Internet
4. Ponto de situação sobre a Sede
5. Análise da situação política
Encontrando-me inteiramente disponível para prestar todos os esclarecimentos complementares que julgarem por convenientes, subscrevo-me com os melhores cumprimentos e fraternas saudações socialistas.
Cartaxo, 14 de Abril de 2010
O Presidente da Concelhia do PS/Cartaxo
(Pedro Magalhães Ribeiro)
pedromagalhaesribeiro@hotmail.com
Etiquetas: Actividades, Notícias, Secretariado
PAÇOS DA JUSTIÇA DO CARTAXO VISITADOS PELO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL
Publicada por Pedro Magalhães Ribeiro à(s) quinta-feira, abril 15, 2010
PAULO CALDAS VAI REUNIR COM MINISTRO DA JUSTIÇA
Na passada semana o edil do Cartaxo visitou as obras do Tribunal do Cartaxo.
O autarca realçou a grande beneficiação de que os Serviços de Justiça (Tribunal, Conservatória e Ministério Público) estão a ser alvo, num investimento de cerca de 3 milhões de euros.
“Esta obra beneficia os munícipes e também quem ali trabalha diariamente”, afirmou Paulo Caldas que confirma que a obra está praticamente concluída, faltando apenas alguns acabamentos.
O presidente da Câmara quer assegurar, junto do Ministro da Justiça, que “tudo corre bem ao nível dos equipamentos informáticos e também de algumas funcionalidades (substitutas da Loja Única que acabou por não ser implementada).
No que respeita aos Serviços do Tribunal, seria também de isolar a nova Copa, dos Serviços propriamente ditos.
Paulo Caldas manifestou junto da Secretária Geral do Tribunal a disponibilidade da Câmara para a aquisição de algum equipamento (biombos e vasos de decoração), assim como, de acautelar a zona de estacionamento, bem como os serviços de jardinagem, parte integrante da zona envolvente do renovado equipamento.
Fonte: Gabinte de Imagem e Comunicação da Câmara Municipal do Cartaxo
http://www.cm-cartaxo.pt/cartaxo/NoticiasEventos/Noticias/n_presidente_visita_obras_tribunal.htmaaa
Etiquetas: Notícias
CARTAXO PAGA TOTAL DE DÍVIDAS A FORNECEDORES E EMPREITEIROS
Publicada por Pedro Magalhães Ribeiro à(s) quinta-feira, abril 15, 2010
Etiquetas: Notícias
CÂMARA DO CARTAXO APOIA PME's
Publicada por Pedro Magalhães Ribeiro à(s) quinta-feira, abril 15, 2010
PAULO CALDAS QUER INCENTIVAR A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS DO CONCELHO E CRIAR A CARTA DE APOIO AO EMPRESÁRIO
A câmara do Cartaxo vai apoiar os pequenos e médios empresários do concelho que pretendam participar nas missões empresariais que a Nersant – Associação Empresarial de Santarém está a preparar para o ano de 2010 – serão quatro missões que terão como destino Marrocos, Tunísia, Moçambique e Angola.
As missões fazem parte de um projecto conjunto que a Nersant apresentou no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação de PME (QREN) que permitirá aos empresários que participem nestas acções ter acesso a um apoio a fundo perdido de 45%.
A Câmara do Cartaxo vai apoiar as empresas do concelho, pagando o restante valor – 55% - o que permitirá aos empresários participarem nestas missões a custo zero.
O presidente da Câmara do Cartaxo afirmou que “tomámos esta decisão porque o concelho tem empresários preparados e motivados, homens e mulheres que lideram empresas com grande potencial de internacionalização e crescimento para novos mercados. Estas são as iniciativas nas quais o município deve estar presente”, acrescentando que “o apoio aos empresários e empresas é um dos vectores estratégicos da acção da Câmara do Cartaxo. Só o crescimento saudável e forte das nossas empresas cria emprego e desenvolvimento económico, os empresários são o motor da nossa economia e têm de ser apoiados com acções concretas”.
O autarca considera, ainda, que “a presença de empresas portuguesas nos países lusófonos, e em África, preenche outra das estratégias de desenvolvimento económico e social do Município”.
Para além desta iniciativa, o município vaitambém preparar a Carta de Apoio ao Empresário que visa reforçar o papel da autarquia na ajuda à dinamização do tecido empresarial do concelho.
"Num momento em que os nossos empresários enfrentam dificuldades redobradas", afirma Paulo Caldas, "é necessário ajudá-los e dar um contributo à manutenção e criação de postos de trabalho. As autarquias têm de se empenhar na luta pelo desenvolvimento económico e social das empresas que mantém emprego e geram riqueza".
Fonte: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal do Cartaxo
http://www.cm-cartaxo.pt/cartaxo/NoticiasEventos/Noticias/n_camara_apoia_pmes.htmaaa
Etiquetas: Notícias
Novos instrumentos apoiam exportação de tecnologias da informação e comunicações
Publicada por PS Cartaxo à(s) quarta-feira, abril 14, 2010«A área das tecnologias de informação e comunicação tem um papel crescente e muito importante no crescimento da economia e na melhoria das condições de vida das pessoas», referiu o PM, apontando o enorme desenvolvimento do sector nos últimos cinco anos, que transformou Portugal num líder no governo eletrónico quando em 2005 ocupava o 16.º lugar. Este foi um dos sectores que contribuiu para que Portugal tenha hoje uma balança tecnológica positiva, exportando mais tecnologia do que aquela que importa.
Fonte: http://www.portugal.gov.pt/
Etiquetas: Notícias
CARTAXO QUER AFIRMAR TURISMO LIGADO AO VINHO E AO TEJO
Publicada por Pedro Magalhães Ribeiro à(s) sexta-feira, abril 09, 2010
Etiquetas: Notícias
Secretariado do PS reúne amanhã no Cartaxo
Publicada por Pedro Magalhães Ribeiro à(s) sexta-feira, abril 09, 2010
O Secretariado do Partido Socialista reúne amanhã na Junta de Freguesia do Cartaxo.
Na agenda desta terceira reunião está a preparação do Orçamento e Plano de Actividades a apresentar na próxima Comissão Política Concelhia, assim como, a marcação da reunião geral de militantes.
O encontro está marcado para as 17h30.
Etiquetas: Notícias, Secretariado
Paulo Caldas, ex-presidente da concelhia socialista do Cartaxo e presidente da Câmara Municipal, não compareceu à primeira Comissão Política do novo mandato.
Recorde-se que os estatutos do PS consagram o direito do Presidente de Câmara e da Assembleia Municipal ou dos primeiros eleitos nos órgãos autárquicos de participarem nas Comissões Políticas.
Paulo Caldas garantiu que participará em todas as Comissões Políticas que puder, desejando as maiores felicidades para a nova Comissão Política, liderada por Pedro Ribeiro.
Paulo Caldas referiu que a sua equipa de autarcas vai continuar a fazer o seu melhor, no sentido de honrar a confiança que a população lhes deu.
Quanto a candidatos para as próximas autárquicas, Paulo Caldas garantiu não ter preferidos, acrescentando, no entanto, que existem autarcas que merecem a confiança da população, tal como Paulo Varanda.
O autarca disse não ter problemas em reunir com Pedro Ribeiro para delinear estratégias para o município.
Quanto ao relacionamento entre o Pesidente da câmara e o presidente da concelhia, que já terá conhecido melhores dias, públicas que são as divergências entre ambos, Paulo Caldas está confiante de que a relação vai ser boa, até pelos elogios ao trabalho autárquico que vêm a ser feitos por Pedro Ribeiro.
in Rádio Cartaxo
Etiquetas: Clipping
Pedro Ribeiro tomou posse como presidente da Comissão Política Concelhia do PS, que passa a ser composta por 13 elementos da lista de Pedro Ribeiro, 12 da de Bernardo Pereira e seis da de Marco Caetano, com a seguinte ordem: Pedro Magalhães Ribeiro, Bernardo Pereira, Délio Pereira, Carlos Albuquerque, Marco Caetano, Olinda Alexandre, Rute Ouro, Fernando Amorim, Victor Caldas, José Gameiro dos Santos, Pedro Nobre, António Pego, Elvira Tristão, Joana Vergas, Rita Gameiro dos Santos, João Soares, Hugo Albuquerque, Manuel Gerardo, José Sobreira, Joaquim Narciso, Anabela Damião Rodrigues, Maria Manuel Simão, João Paulo Vila, Maria Filomena Calisto, Rogério Santos, Fernando Dias, António Morão, Luís Nepomuceno, João Carlos Neves, Maria Carmo Augusto e Vânia Cunha.
Integram ainda esse órgão três elementos da JS Cartaxo - Vasco Casimiro, João Ferreira e Vanessa Brás – e o presidente da Câmara do Cartaxo, Paulo Caldas, todos com direito a voto.
São membros inerentes mas sem direito a voto, por deliberação da Comissão Política, os eleitos das assembleias de freguesia, juntas, assembleia municipal e câmara que sejam militantes socialistas, José Arruda, membro da Comissão Nacional do PS, e Câncio Ribeiro, membro da Comissão Política Distrital.
in O Mirante
http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=438&id=63645&idSeccao=6839&Action=noticia
Etiquetas: Clipping
CÂMARA MUNICIPAL LANÇA PROJECTO AMBIENTAL “CARTAXO VERDE”
Publicada por Pedro Magalhães Ribeiro à(s) quinta-feira, abril 08, 2010Paulo Caldas apela à comunidade e a todas as associações que sejam “contribuintes activos” para um Cartaxo mais limpo e mais saudável
A Câmara Municipal do Cartaxo quer envolver as associações, as escolas e a comunidade num novo projecto ambiental, centrado na preservação e limpeza dos espaços verdes do concelho.
Considerando o sucesso do Dia L – cuja iniciativa envolveu mais de 400 cartaxeiros – o presidente do município, Paulo Caldas, lança agora o desafio para que, em cooperação com a Câmara Municipal e Juntas de Freguesia, as associações e a comunidade voltem a abraçar acções semelhantes de sensibilização ambiental e de limpeza do concelho.
“Gostaria de ver a comunidade e as associações – não só aquelas que têm como principal preocupação a causa do ambiente e da ecologia, mas todas as associações – associarem-se às autarquias neste projecto ‘Cartaxo Verde’ e contribuírem, com o seu espírito, para a valorização ambiental do nosso concelho”, frisou Paulo Caldas.
A implementação deste projecto ambiental vai fazer com que todos sejam “contribuintes activos” de um concelho mais limpo e mais saudável. Além da componente da acção permanente de recolha de resíduos, o projecto irá focar também a vertente pedagógica, envolvendo, sobretudo, escolas, agrupamentos escolares, grupo de Escuteiros, entre outros.
“Queremos que o Limpar Portugal exista de uma forma mais permanente e queremos também que a nossa comunidade esteja cada vez mais consciente dos problemas ambientais, esteja mais atenta e se envolva cada vez mais na preservação da nossa natureza”, apelou Paulo Caldas.
Enquanto eixo principal deste projecto, a Câmara Municipal acredita ainda que, com a proliferação das acções de sensibilização e de recolha dos lixos, se conseguirá diminuir a iniciativa dos prevaricadores. “Ao ver o esforço, não só das entidades competentes, mas também das associações e da comunidade, quem prevarica vai acabar por sentir-se coagido a agir bem. Sem recorrermos à punição, acredito que vamos conseguir mudar atitudes”, defendeu o presidente do município.
Além das Juntas de Freguesia, a Câmara Municipal vai ter como principais parceiros do projecto “Cartaxo Verde” as associações Eco-Cartaxo, Palhota Viva e Rio da Fonte.
Fonte: Gabinete de Imagem e Comunicação da Câmara Municipal do Cartaxo
http://www.cm-cartaxo.pt/cartaxo/NoticiasEventos/Noticias/n_cartaxo_verde.htmaaa
Etiquetas: Notícias
CÂMARA DO CARTAXO ASSEGURA CONCLUSÃO DAS OBRAS DA NOVA SEDE DA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DA FREGUESIA DE PONTÉVEL
Publicada por Pedro Magalhães Ribeiro à(s) quarta-feira, abril 07, 2010Obras no valor de cerca de 222 mil euros concluídas até final do ano
A Associação Humanitária da Freguesia de Pontével (AHFP) e a HACL – Sociedade de Construções, Lda. assinaram no dia 6 de Abril, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Pontével, o contrato de empreitada para a conclusão das obras da nova sede da instituição.
Financiada pela Câmara Municipal do Cartaxo, esta última fase da obra representa um investimento na ordem dos 222 mil euros e foi levada a concurso público pela AHFP, que contou com a colaboração dos técnicos da autarquia na elaboração de todos os procedimentos. A obra tem um prazo de construção de seis meses.
Presente neste acto formal, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Paulo Caldas, enalteceu o papel desempenhado por esta instituição em todo o concelho e assegurou que “a autarquia tudo fará para honrar os compromissos assumidos”.
“Depois de uma década de esforços por parte das autarquias, da associação e de toda a população, este momento deixa-nos muito felizes. Espero que daqui a seis meses esta nova casa possa estar totalmente concluída e pronta para receber, com mais dignidade, todos os que nela trabalham e colaboram, para bem de todos os cartaxeiros”, sublinhou o autarca.
O presidente do município apelou ainda à empresa construtora, com sede no concelho da Chamusca, a subcontratar a mão-de-obra local, porque “temos pessoas muito profissionais nas mais diversas áreas”, acrescentou o autarca.
Elias Rodrigues, presidente da AHFP, distinguiu o empenho da Câmara e da Junta de Freguesia na concretização desta obra, considerando o acto da assinatura do acordo “um momento marcante e concreto”, que vai beneficiar, directamente, os oito funcionários da associação, assim como estimular o voluntariado e a criação de outras valências de apoio social.
Também José António Sobreira, presidente da Junta de Freguesia de Pontével, se congratulou com a assinatura deste acordo, “que vem responder a uma necessidade há muito reivindicada, mas que, fruto das dificuldades económico-financeiras, só agora é possível concretizar”, afirmou.
Este novo equipamento social representa “uma importante mais-valia para Pontével – freguesia que polariza o sul do concelho”. O próximo desígnio que Paulo Caldas gostaria de ver concretizado nesta freguesia é o novo Centro de Dia.
Fonte: Gabinete de Imagem e Comunicação da Câmara Municipal do Cartaxo
http://www.cm-cartaxo.pt/cartaxo/NoticiasEventos/Noticias/n_contrato_ahfp.htmaaa
Etiquetas: Notícias
InovCity: "É um novo mundo que aí vem"
Publicada por Pedro Magalhães Ribeiro à(s) terça-feira, abril 06, 2010"Temos que olhar para a área da energia como uma das grandes oportunidades para a nossa economia", alertou José Sócrates, garantindo tratar-se do setor "mais trepidante" em termos europeus, em que "mais coisas estão a acontecer".
Daí, sustentou o primeiro ministro, a importância da EDP liderar o projeto de redes elétricas inteligentes, cuja experiência piloto vai decorrer em Évora e foi hoje apresentada na cidade alentejana.
"Este é um dos projetos mais inovadores da Europa", afirmou José Sócrates, salientando os contributos do InovCity "para a mobilidade elétrica, para a eficiência energética e para a microprodução de energia".
O InovCity é um projeto piloto no qual serão instalados, em Évora, 31 mil contadores de eletricidade inteligentes que permitem comunicações nos dois sentidos, e em tempo real, entre clientes e empresa, bem como mais de 300 centros de comunicação instalados nos postos de transformação pela cidade.
"A EDP, ao longo destes dois anos, foi capaz de chegar a este ponto, de fazer uma experiência piloto numa cidade de média dimensão como Évora, agregando tantas e tantas companhias para que se desenvolva aqui um dos projetos mais inovadores", reforçou o primeiro ministro.
“É um novo mundo que aí vem”, salientou José Sócrates, deixando a mensagem da importância da área energética para Portugal: “Não tenhamos dúvidas, grande parte do sucesso ou do insucesso do país está ligado à mudança na área da energia”.
E, insistiu, afirmando esperar que o InovCity, depois de testado em Évora, seja replicado para todo o país, “se há uma área” da economia nacional onde é preciso “fazer mudanças e rápido”, é na energética.
Segundo o primeiro ministro, o país precisa de reduzir o seu endividamento externo, “metade dele devido à dependência do petróleo”, contribuir para a luta contra o aquecimento global e, ao protagonizar uma “revolução na energia”, garantir “mais emprego” e o “dinamismo económico”.
Fonte: http://www.ps.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2754&Itemid=1
Etiquetas: Notícias
Secretariado reúne hoje em Vale da Pinta com os autarcas da Freguesia
Publicada por PS Cartaxo à(s) terça-feira, abril 06, 2010
O Secretariado do Partido Socialista reúne hoje na Junta de Freguesia de Vale da Pinta, com os autarcas da Freguesia.
Esta segunda reunião do órgão executivo do PS/Cartaxo tem como objectivos principais aproximar o Partido dos seus autarcas e concertar estratégias de actuação na defesa dos interesses das populações que representam.
Estas reuniões, tal como as da Comissão Política Concelhia, serão descentralizadas por todas as oito freguesias.
O encontro está marcado para as 21h30.
Etiquetas: Actividades, Notícias, Secretariado
AVISO: Por motivo de força maior, alheio à organização, esta iniciativa fica adiada para data a anunciar brevemente. As nossas desculpas pelo sucedido.
Convite: JS Ribatejo debate Emprego
9 de Abril, sexta-feira, pelas 21h00, no Cartaxo
Salão Nobre da Junta de Freguesia do Cartaxo (junto ao Centro Cultural do Cartaxo)
Anabela Freitas, deputada à Assembleia da República, eleita pelo PS no círculo de Santarém;
Débora Alves, Presidente da Comissão de Juventude da UGT - União Geral de Trabalhadores.
in JS Ribatejo
Etiquetas: Actividades, Notícias
AGENDA PS/CARTAXO [5 a 11 de Abril]
Publicada por Pedro Magalhães Ribeiro à(s) sexta-feira, abril 02, 2010
Segunda-feira, 5 de Abril de 2010
Lisboa, Sede Nacional do PS
Reunião de trabalho com a Senhora Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Dr.ª Maria Helena André, 21H
Terça-feira, 6 de Abril de 2010
Vale da Pinta, Junta de Freguesia
Reunião de Secretariado, 19h30m
Reunião de Secretariado com a lista do PS para a Assembeia de Freguesia de Vale da Pinta, 21h
Sexta-feira, 9 de Abril de 2010
Cartaxo, Junta de Freguesia, 21h
Debate: Emprego e condições de empregabilidade
Oradores:
Anabela Freitas, deputada à Assembleia da República, eleita pelo PS no círculo de Santarém
Débora Alves, Presidente da Comissão de Juventude da UGT - União Geral de Trabalhadores
Organização: JS/Ribatejo e JS/Cartaxo
Etiquetas: Agenda
Fundo incentiva PME a aumentar exportações
Publicada por Pedro Magalhães Ribeiro à(s) sexta-feira, abril 02, 2010
Entre os objectivos, destacam-se: aumentar a capacidade das empresas exportadoras e o número de empresas que exportam; aumentar o valor acrescentado e o nível tecnológico das exportações; diversificar os mercados geográficos.
O Fundo reforça, também, os capitais necessários à internacionalização, permitindo nomeadamente: a participação no capital de empresas que promovam as exportações nacionais; e a subscrição de títulos de dívida, ou concessão directa de crédito, ou garantias a empresas ou consórcios de empresas portuguesas.
Fonte: http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Noticias/Pages/20100401_Not_CM_Exportacoes.aspx
Etiquetas: Notícias
Quinta, 01 Abril 2010 08:09
O secretariado socialista do Cartaxo reuniu recentemente com os autarcas da freguesia de Vila Chã de Ourique, naquela que foi a primeira de uma série de 8 reuniões com os autarcas de freguesia do concelho.
Uma reunião em que o presidente do secretariado destacou o trabalho que vem sendo feito na freguesia, salientando o entendimento entre câmara e Junta, bem como o empenho do presidente da Freguesia, Luís Nepomuceno, bem como o dos restantes autarcas do PS, pela preocupação em criar mais serviços nas áreas sociais.
A próxima reunião descentralizada do secretariado está marcada para dia 6 de Abril, em Vale da Pinta.
in Rádio Cartaxo
Etiquetas: Actividades, Clipping
250 milhões de euros para apoio à internacionalização e exportação
Publicada por PS Cartaxo à(s) quinta-feira, abril 01, 2010No primeiro debate quinzenal após a aprovação do Orçamento do Estado para 2010 e da resolução do PS sobre o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), que tem como tema a economia e as exportações, José Sócrates afirmou que o programa será focado no objectivo de aumentar a capacidade das empresas exportadoras e o número das empresas que exportam".
Outras metas referidas pelo primeiro ministro com a criação do fundo passam por "aumentar o valor acrescentado e o nível tecnológico das exportações portuguesas; diversificar os mercados geográficos de exportação; e aproveitar as oportunidades de investimento que a actual conjuntura trouxe em países como Espanha, Inglaterra e Estados Unidos".
Este fundo, de acordo com José Sócrates, será destinado a reforçar os capitais necessários à internacionalização, permitindo a participação no capital de empresas que promovam as exportações nacionais; a subscrição de títulos de dívida, ou a concessão directa de crédito ou garantias a empresas ou consórcios de empresas portuguesas.
Segundo Sócrates, na actual conjuntura, a economia portuguesa tem um duplo desafio: "a recuperação do crescimento e a consolidação das contas públicas".
"É neste quadro que o aumento das exportações constitui um dos grandes objectivos", disse.
Etiquetas: Notícias